Professora Vanda Barbosa Vieira faz publicação na internet e emociona internautas com sua história de vida
- centraldanoticiapa
- 5 de jun.
- 2 min de leitura
Em uma publicação realizada em suas redes sociais a professora e diretora do Colégio Dr. João Ferreira Neves Vanda Barbosa Vieira, contou um pouco de sua história de vida.
As dificuldades que passou ilustram uma caminhada de vida com superação e perseverança que emocionou a muitas pessoas. Confira a publicação:
Sou Vanda Barbosa Vieira, Natural de Ivaiporã - PR, filha de Neusa Moreira de Lima e João Barbosa de Vieira, tenho 7 irmãos, meu pai nos abandonou quando éramos crianças e minha mãe tinha sérios problemas de saúde e constantemente estava internada. Cresci nas ruas pedindo esmola pra ajudar no sustento da família. Estudei no Colégio Raul Rodrigues Gomes, onde a diretora nos ajudava com roupas, calçados e materiais didáticos, pois naquela época não existiam recursos do governo para auxílio como por exemplo o bolsa família.
Não tínhamos refeição na escola e muitas vezes precisei roubar a capelinha da igreja Bom Jesus, pra ter como comprar comida pra minha família. Apesar de viver nas ruas e na pobreza extrema, usei drogas para matar a fome e o frio, muitas vezes precisei dormir em abrigo por não ter pra onde ir. Devido à essas condições eu e meus irmãos tomamos destinos incertos e cada um para um lado, perdemos contato e só agora depois de muitos anos voltamos a nos falar, sou católica e meus irmãos todos evangélicos.

Para sobreviver trabalhei de boia fria e de empregada doméstica "na época a doméstica trabalhava em troca da comida". Me casei e fui morar em Manoel Ribas, estudei e fui para Curitiba, fiquei grávida do meu 1º filho, do qual quase morri no Hospital, pois não tinha ninguém para ficar comigo, e não tinha levado documentos, após 30 dias de nascimentos o filho, vim para Palmital onde consegui um trabalho na Biblioteca do Colégio João Cavalli da Costa como auxiliar administrativo, mesmo com todas as dificuldades continuei meus estudos e me formei em Matemática me tornando professora do Colégio Estadual Dr João Ferreira Neves a mais ou menos 30 anos.
Vendo as injustiças e necessidades da comunidade escolar decidi me candidatar diretora Colégio Est. Dr. João Ferreira Neves, onde mesmo tendo a maioria dos votos dos pais e alunos só consegui me eleger após a 3ª vezes, pois a candidatura na ocasião que o Governo estabeleceu que os votos de pais, alunos, professores e funcionários teria o mesmo valor, sendo que antes o voto dos professores valia 50% em relação aos pais/alunos.
Hoje após 10 anos na Direção me sinto realizada pois minha inspiração sempre foi demonstrar que aquela pessoa negra, pobre da favela que viveu em condições insalubres e sem atendimento pode acreditar, pode estudar, pode crescer e sim pode fazer diferença sendo que hoje o Colégio recebe alunos de todas as classes sociais e oferece muitos recursos além e sala de aula adequadas, ar condicionado, acessibilidade, multimídias para facilitar o aprendizado e tantas outras melhorias que tornaram o colégio um exemplo de estabelecimento de ensino.
Agradeço minha família, meus filhos e meus netos pois são minha motivação e meu apoio para continuar essa batalha!






.png)
Comentários